Marcar a luta e comemorar nos 19 de setembro de cada ano o Dia do Educador Social, data de aniversário do Educador Paulo Freire, e a realização anual da Semana da Educação Popular nesse mesmo período, é a proposta da deputada Sofia Cavedon (PT) que apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 200/2024 com o objetivo de reconhecer e valorizar o papel fundamental do educador social e da educação popular no Estado.
Conforme Sofia a proposta foi construída conjuntamente com a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) e apoio do Café com Paulo Freire do Instituto Federal (IFRS) de Alvorada.
Sofia Cavedon destaca que a instituição da Semana da Educação Popular tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da educação como ferramenta de transformação social e reconhecimento da cultura e saberes populares. Também, reconhecer que há educadores populares de diferentes
profissões e que suas contribuições, especialmente na luta pelos direitos humanos, terão visibilidade.
A Semana da Educação Popular, poderá ser comemorada nas instituições de ensino públicas e privadas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com promoção de atividades que visem à reflexão sobre a importância da educação popular e do legado de Paulo Freire. Durante a Semana serão realizados eventos, debates, seminários e atividades educativas voltadas à valorização da Educação Popular e ao reconhecimento do papel do educador social. A deputada informa ainda que o Poder Executivo poderá estabelecer parcerias com entidades públicas, privadas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais para a realização de eventos e atividades alusivas à Semana da Educação Popular.