Assembleia Legislativa entrega o Troféu Mulher Cidadã 2024
A Assembleia Legislativa gaúcha entregou, na tarde de quarta-feira (6), o Troféu Mulher Cidadã 2024 a 11 agraciadas. Durante a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. As parlamentares destacaram na tribuna a trajetória das mulheres homenageadas.
Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para Mulher
Nesta categoria homenageamos Helena Bonumá, formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Iniciou sua militância contra a ditadura militar e foi eleita vereadora de Porto Alegre, pelo PT. Na Câmara – onde teve dois mandatos, presidiu a Comissão Especial contra a exploração do trabalho infantil, que deu origem ao Comitê Municipal, e foi integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte de 1993 a 1995. Desenvolveu o projeto ‘Porto Alegre também para mulheres’ sobre geração de renda nas comunidades carentes. É coordenadora da Rede Nacional de Economia Solidária e Feminista (RESF) e fundadora da Guayí.
A deputada Sofia Cavedon prestou homenagem também às ex-parlamentares Ana Affonso e Jussara Cony. Disse que Helena Bonumá é precursora na militância de seu campo ideológico e que graças a esse pioneirismo, o PT é hoje o primeiro partido a constituir igualdade de gênero nas suas instâncias internas. Referiu também a trajetória da outra homenageada da bancada, Raquel Arruda Gomes.
As indicações, divididas em categorias, foram apresentadas pela bancada feminina da Casa, composta por 11 parlamentares. Instituído em Resolução do Plenário em 1997 e alterado em 2021, quando passou a ser organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, o troféu distingue personalidades femininas de atuação relevante em suas áreas. Nos anos em que o número de deputadas for superior a sete, serão concedidos troféus ad-hoc até contemplar uma indicação por parlamentar.