Em visita realizada ao município de Campo Bom na quinta-feira (16), a deputada estadual Sofia Cavedon esteve em duas escolas da rede estadual localizada na cidade que apresentaram as demandas. “Já estamos encaminhando. As duas escolas são lindas e bem gerenciadas, mas também sentem as consequências dos ataques que a educação vem sofrendo”, destaca a deputada.
Na EEEM João Blos a diretora Andreia Hermel entregou para Sofia o abaixo assinado da comunidade referente ao vale alimentação. A parlamentar também recebeu a denúncia de uma terceirizada do setor de limpeza, que ficou seis meses sem receber o salário no ano passado da empresa YC, que atendia a rede. Conforme Silda Camargo, muitos outros colegas ficaram na mesma situação.
Na ETE 31 de Janeiro Sofia foi recebida pela diretora Fabiana Andrade Oliveira. A escola tem 900 alunos e encontra-se com o piso inadequado no pátio, que por ter elevações que oferecem riscos; o telhado frágil e inadequado sem condições de segurança nem ao menos para manutenção. Em dias de chuva o pátio interno fica alagado, pois a estrutura precisa de manutenção. Há um ano está sem professor de História e de Matemática (2º ano); falta professor de Química para o terceiro ano; e para Biologia faltam 12 períodos.
Acompanharam a deputada Sofia o professor Amauri Pereira da Rosa, da direção central do Cpers/Sindicato e dona Maria do Carmo Machado, ex-vereadora da cidade.