Sem perspectivas de que o Governo do Estado consiga realizar as obras dos banheiros da instituição, a comunidade escolar da EEEM Nova Sociedade, localizada em Nova Santa Rita, realizou um ato de protesto nesta quarta-feira (27) cobrando ações da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que há dois anos entrava o processo.
Conforme a diretora Nilce Santos Machado, a Nova Sociedade continua com apenas dois banheiros químicos locados, e que a própria escola paga com as verbas da autonomia financeira passadas pela Seduc, pois a Secretaria não está pagando a locação. “Recebemos R$ 1.500,00 e pagamos R$ 1.600,00, por dois meses, pelo aluguel dos banheiros químicos”, denúncia a diretora.
A obra, diz ela, foi licitada em 2019 e passaram dois anos para a Seduc implementar, ocorre que a empresa vencedora quer a readequação dos valores, mas o governo colocou entraves burocráticos que emperra o andamento do processo. “É um grande drama que vive a escola“, diz a deputada estadual Sofia Cavedon que já esteve duas vezes na escola, levou a situação para o MP e articulou reuniões com o governo. “São mais de 300 alunos que continuam com apenas dois banheiros químicos locados um absurdo a falta de compreensão dos gestores do atual governo estadual”, enfatiza a deputada.