A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) participou nesta quinta-feira (19) da entrega oficial da Pracinha da Cultura, a Estação Cidadania, na Lomba do Pinheiro. O espaço, antes conhecido como Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), era uma obra do PAC 2, programa do governo da presidenta Dilma Rousseff. ” Feliz com a conquista da comunidade depois de dez anos de luta! Muitos momentos estive com ela nessas batalhas quando vereadora da Capital”, diz a parlamentar.
Sofia lembra que foram inúmeros os movimentos para que a obra fosse finalizada. “O abandono e degradação do então CEU foi denunciado no Ministério Público Federal, no Ministério Público de Contas do RS, foram realziadas várias reuniões e visitas ao local pela Comissão de Educação da Câmara Municipal e também audiência pública de minha iniciativa”, destaca a deputada.
As obras do hoje Estação Cidadania iniciaram em 2013 e estavam previstas para terminarem em junho de 2016. Entretanto, em dezembro de 2015 a empresa parou a construção, alegando que não estava recebendo os pagamentos. Os recursos eram da Caixa Econômica Federal, que exigia a contrapartida da Prefeitura para repassar os valores. Conforme o contrato, a Caixa é responsável pela construção do Centro e o município pela área no entorno. Se a Prefeitura não realizava as benfeitorias, o banco não pagava a empresa.
O Espaço Cidadania Lomba do Pinheiro é uma construção de dois prédios na Estrada João de Oliveira Remião. Tem uma praça com brinquedos e peças para ginástica, uma pista de skate, uma quadra coberta com marcação para jogos de vôlei e uma pista de caminhada com piso de concreto. O espaço conta ainda com salas para biblioteca, um telecentro, auditório para 60 pessoas, salas multiuso, copa e sanitários. A obra também recebeu a instalação de piso-tátil, rampas e adaptações para garantir acessibilidade universal.