Pular para o conteúdo

Deputada Sofia apoia a luta da Escola Euclides da Cunha

Comunidade escolar luta para não ter prédio interditado

Na segunda-feira (09), a Deputada Sofia Cavedon esteve com alunos, pais e moradores dos arredores da escola de ensino fundamental Euclides da Cunha, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Para a quarta-feira (11), está marcada uma nova reunião na escola com os pais, professores e o arquiteto e Subsecretário de Obras da Educação, Vinicius Piccini, para mostrar a situação do muro e do prédio interditados.

A primeira visita na escola, que ocorreu na última quinta-feira (05), teve como encaminhamento a reunião que aconteceu na 1ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE). Sofia, juntamente com a diretora do 39º Núcleo do CPERS, Neiva Lazzarotto, o vereador Jonas Reis, e representação de pais, mães e professores/as, conversaram com a Coordenadora, Márcia da Silva Garcia. No encontro foi falado sobre as rachaduras no muro da escola e os potenciais riscos de fechamento da instituição.

De acordo com professores e ex-professores, o muro apresenta problemas na estrutura há, pelo menos, 10 anos. As rachaduras visíveis crescem a cada dia. Laudos feitos pela Defesa Civil apresentam que o risco de queda deve-se a uma piscina construída na casa vizinha à instituição. Enquanto isso, a comunidade escolar continua lutando para que a escola não seja fechada e vire um novo empreendimento, já que a Euclides da Cunha, fica localizada em um dos bairros com maior especulação imobiliária da cidade.

A Escola Euclides da Cunha, comemorou 84 anos no dia 6 de outubro. Atualmente, a instituição atende 74 estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental, moradores do bairro Menino Deus, da Vila Cruzeiro e crianças em vulnerabilidade social acolhidas através do Pão dos Pobres.