Pular para o conteúdo

Exposição Erico Verissimo marca a luta pelas Bibliotecas abertas nas escolas

Com a participação da neta do escritor Erico Veríssimo, jornalista e presidenta da Associação Cultural Acervo Literário Érico Veríssimo (AC/ALEV), Fernanda Verissimo, foi aberta nesta terça-feira, 22, a exposição Bibliotecas Erico Veríssimo – Histórias que queremos Vivas. Promovida pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura e pelo mandato da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) em parceria com a ALEV, a mostra presta homenagem ao legado do autor por meio das bibliotecas públicas que levam seu nome em diferentes cidades do Estado. A Exposição pode ser visitada até o dia 25, sexta, no Espaço de Exposições Dep. Carlos Santos, térreo da AL/RS.

Conforme a deputada Sofia Cavedon a exposição homenageia o escritor nascido em Cruz Alta, cuja obra alcançou reconhecimento nacional e internacional pela força narrativa e pelo olhar humanista com que retratou aspectos fundamentais da história e da cultura gaúcha e brasileira. “Ao destacar algumas bibliotecas escolares que levam seu nome no Estado, esta exposição fotográfica valoriza o papel essencial desses espaços na difusão de sua obra e da vasta produção literária da humanidade – direito das crianças, adolescentes, jovens e adultos, na construção da cidadania. Acreditamos nas bibliotecas escolares como espaço e política educacional, com mediadores capacitados e valorizados, em que se dá a formação de leitores e leitoras, de escritores e escritoras “, destaca a parlamentar.

Os nomes das bibliotecas evocam patrimônios de nossa história e nessa Exposição, Erico Verissimo, às defende da destruição. O mês de abril foi escolhido para a sua realização a fim de reafirmar a defesa da reabertura de todas as bibliotecas e seu pleno funcionamento. Somamos a isso a intenção de celebrar os 120 anos do nascimento e os 50 anos do falecimento do renomado escritor gaúcho e integramos as comemorações do “Ano Erico Verissimo”, informa Sofia. A exposição será itinerante para as escolas que tiverem interesse contatar pelo email sofia.cavedon@al.rs.gov.br.

Participaram do evento as escolas: Escola Técnica Estadual de Portão, vice-diretora Rosemar Francescatto Schio, o bibliotecário Edson José K. da Cruz e o aluno Enrique Gabriel Zissmann; EEEF Professor Leopoldo Tietbohl, de Porto Alegre, diretora Adriana Marcon; EEEM Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, vice-diretora Daniela Rocha Machado; Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini de Encantado, Diretora Valesca Cristina Pasqualetto e a vice-diretora Janice Echer; EEEB Sagrada Família, de Morrinhos do Sul, diretora Janete Borges;

Também presente a Secretária de Cultura de Cruz Alta, Shana Reis; Luciana Kramer, da Associação Riograndense de Bibliotecárias; Professora Mariângela Bairros, da Faced/UFRGS; Magali Lipert, coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia e Felipe Zerzeneski da Silveria, do IFRS e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia.

A exposição destaca as bibliotecas de escolas, que prestam homenagem ao escritor, em diferentes regiões do estado. Foram 15 Bibliotecas, de escolas estaduais, que se integraram a proposta:
Escola Técnica Estadual de Portão
Estadual de Ensino Médio Professora Eulina Braga – de Passo Fundo
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietbohl – Porto Alegre
Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Tãnhve Kregso – de Constantina
Escola Estadual de Ensino Médio Lucila Nogueira – de Boa Vista das Missões
Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini – de Encantado
Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini – de Nova Prata
Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira – Vila Deodoro, Venâncio Aires
Escola Estadual de Ensino Médio Erico Verissimo – de Erechim
Escola Estadual de Ensino Fundamental Eurípedes Dalla Costa – de Soledade