A partir desta segunda-feira (11) a Câmara Municipal de Porto Alegre recebe a Exposição Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas, promovida pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon, e pelo vereador Jonas Reis, da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude da CMPA.
A exposição, que vai até o dia 25 de julho no hall de entrada do plenário Otávio Rocha, tem o objetivo de mostrar para a sociedade gaúcha a triste situação deste espaço tão importante na vida do estudante, contou com a representação do Conselho Regional de Biblioteconomia e da Associação dos Escritores do RS. A deputada Sofia reafirmou “a relevância da Biblioteca escolar que o ensino-aprendizagem oferece aos estudantes, incentivando à sua autonomia, protagonismo e criatividade. O Governo desrespeita a norma do Conselho Estadual de Educação fechando as bibliotecas (Resolução 4/21)”, salientou.
Desde 2019, antes da pandemia, o governo iniciou o processo de fechamento das bibliotecas escolares retirando todos os profissionais que desempenham a importante função de zelar pelo acervo e orientar estudantes nas suas pesquisas e leituras. Bibliotecas fechadas pautaram várias reuniões da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no biênio 2019-2020 quando a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) presidiu a Comissão.