Na tribuna da AL, a deputada estadual Sofia Cavedon apresentará o Relatório do acompanhamento de mais de 80 escolas com problemas físicos graves acompanhadas em 2021. O relatório evidencia prejuízos estruturais para a educação pública do RS. Às 16h, a deputada Sofia entrega o Balanço para a promotora Luciana Casarotto, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância Juventude Educação, Família e Sucessões do MP. A reunião será em formato híbrido.
A #OperaçãoDeverdeCasa foi realizada de forma presencial e virtual, de 04 de fevereiro até 04 de março, nas escolas estaduais das mais diversas regiões do RS. O diagnóstico foi entregue na Secretaria de Obras e na Secretaria de Educação e mostra que mais de 60% das escolas voltaram às aulas com problemas graves como falta de luz, de segurança e de obras estruturais. Algumas conclusões sobre as causas: o trabalho descoordenado, fragmentado e descontínuo feito pela Secretaria de Educação, a falta de transparência e a falta de autonomia das escolas. O retrabalho técnico da Secretaria de Obras refazendo projetos, orçamentos, aditamentos, além da insuficiência de profissionais engenheiros/as e arquitetos/as. Alguns casos são de abandono total, como visto em escolas indígenas do Estado. Não há política pública para quadras esportivas ou bibliotecas – que estão em quase sua totalidade fechadas por falta de pessoal.
Estamos diante de prejuízos materiais, pedagógicos, de acolhimento, segurança e de desenvolvimento integral e interpessoal de nossos alunos e alunas da Rede Estadual de Ensino – de quem a pandemia tirou tanto convívio, mas não os sonhos e direitos!
O Grande Expediente é aberto para a participação e convidará autoridades para a mesa do Plenário onde ocorrerá. Ele reforça a necessidade das respostas e medidas que superem essa burocracia e descaso!
As visitas foram fotografadas e filmadas e estão disponíveis no link: https://bit.ly/fotosescolas
Veja também: Operação Dever de Casa evidencia a situação crítica das escolas estaduais – Balanço foi entregue na Seduc e Obras.