Pular para o conteúdo

Jose Clovis de Azevedo será homenageado com a Medalha Mérito Farroupilha

A mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do RS, a Medalha Mérito Farroupilha, será concedida na próxima quinta-feira, 26, ao professor doutor Jose Clovis de Azevedo. A homenagem é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que justifica a honraria ao professor, pesquisador, doutor em Educação, pela sua dedicação à luta pela Educação pública de qualidade e a construção da Escola Cidadã. A outorga será às 11h, no salão Júlio de Castilhos da ALRS.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. É uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. A condecoração foi criada em 1995.

Homenageado

*Assista aqui a história de nosso homenageado: https://bit.ly/3luHvnz

O professor José Clóvis de Azevedo é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Concluiu o doutoramento em 2004.

Nasceu em São Sebastião do Caí, em 12 de fevereiro de 1945, em uma família de pequenos agricultores. Trabalhou na propriedade da família até os 23 anos, estudando a noite no Colégio Estadual Pedro Schneider onde cursou o Ginásio e o Clássico. Em 1969 transferiu-se para Porto Alegre para cursar História na UFRGS.
Iniciou as atividades docentes no ensino privado, ainda em 1969. Em 1973 ingressou no magistério estadual, atividade que exerceu por 35 anos.

Nos anos 1980 teve intensa participação sindical, estadual e nacional, constituindo-se como dirigente no movimento de professores. Foi conselheiro e Secretário Geral do Cpers/Sindicato, Diretor e fundador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participou da fundação e foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1993 iniciou uma longa trajetória como gestor público: 1993-96 foi Secretário Municipal Adjunto de Educação em Porto Alegre; 1997-2000 foi Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre. Como Secretário de Educação de Porto Alegre dirigiu e foi protagonista da criação e implantação do projeto Escola Cidadã. Projeto que teve repercussão nacional e internacional, publicado em livros de sua autoria, entre eles o título Escola Cidadã: desafios diálogos e travessias. publicado pela Editora Vozes em duas edições, 2000 e 2004, e publicado na Espanha em 2006, Editora Xátiva, em espanhol e catalão e a obra que foi sua tese de doutorado na USP Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadão, publicada pela editora Sulina em parceria com a Editora Ipa.

O programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou, recentemente, uma obra denominada “Educadores Rio-grandense”, com biografias de educadores que contribuíram significativamente para a educação do Rio Grande do Sul, sendo o professor Jose Clovis de Azevedo um dos biografados, como reconhecimento, principalmente, pelo trabalho educacional realizado em Porto Alegre.

Em 2001 coordenou a fundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo sido seu primeiro reitor A UERGS foi concebida como uma universidade multicampi, espalhada pelo Estado do Rio Grande do Sul, vinculada aos arranjos produtivos regionais. Projeto inovador na sua concepção e estrutura, tendo sido organizada com um sistema de comunicação em rede com softwer livre, desde a sala de aula, com cursos dimensionados para as novas atividades do século XXl.

De 2011 a 2014 foi Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, quando dirigiu e foi protagonista do projeto do Ensino Médio Politécnico (EMP). O EMP é objeto de mais de cem trabalhos científicos e continua sendo estudado pelos pesquisadores da área, considerado uma experiência que dialoga com as juventudes de nosso tempo no plano da educação geral e profissional.

A sua Trajetória acadêmica como docente e pesquisador inicia-se com a gestão na UERGS e com o Doutoramento na USP.

Em 2005 ingressa no Centro Universitário Metodista IPA, quando assume a Coordenação de pesquisa e Pós9Graduação, coordenando a constituição dos grupos de pesquisa da instituição que são indexados ao CNPq, e a estruturação dos programas de mestrado stricto sensu, atuando também como pesquisador e docente durante dezesseis anos. coordenou o Núcleo de Pesquisa de Política Educacional (NEPE), e atuou como formador de professores no curso de Pedagogia.

Em 2007 e 2008 participou como consultor educacional na reestruturação da Universidade Corporativa da Petrobras UP.

Apresentou suas experiências e suas pesquisas com palestras e conferências em vários instituições e eventos nacionais e internacionais.

Proferiu palestras na Califórnia (USA), na Universidade Autônoma do México; na Universidade de Buenos Ayres; na Universidade de La República em Montevidéu; na Universidade Toronto no Canadá; Na Sorbonne em Paris; No Seminário de Cultura Latino-americano em Biaritz, França; no Parlamento do Estado de Berlim na Alemanha; na Universidade de Siegen, na Alemanha; tendo também proferido conferências e apresentado seus trabalhos de pesquisa em vários eventos de pesquisa em universidades brasileiras.
Atualmente contribui em três grupos de pesquisa; Educação e Trabalho, Paraná, Grupo de Estudos de Políticas Públicas para o Ensino Médio (GEPPEM), UFRGS, e Grupo de Pesquisa em Avaliação e Currículo GEPAC/UNIRIO.

Tem vários trabalhos publicados em periódicos científicos indexados à CAPES, Entre 2014 e 2021 organizou e publicou oito (8) livros dentro dos critérios científicos estabelecidos pelo “(Qualis/CAPES)”. Tendo contribuído com capítulos em quatro (4) outras obras organizadas por seus pares de pesquisa.
Seus dois últimos Trabalhos são: Caminhos do Ensino Médio. Editora IPA 2021 e Música na Educação básica: reflexões e práticas. Editora IPA, 2021.

Para mais detalhes pode ser consultado o Currículo Lattes no link: http://lattes.cnpq.br/2444876550286232