Assine aqui ?? https://bit.ly/ManifestoApoioSofiaCavedonPT
O Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras elegeu em 2018 uma mulher deputada estadual no Rio Grande do Sul identificada com a defesa de ideias e sonhos coletivos de um mundo mais igualitário, justo e democrático: Sofia Cavedon.
A conquista desse mandato é resultado de uma trajetória de lutas, desde o exercício da profissão de professora e sindicalista à vereadora por cinco mandatos em Porto Alegre, Secretária da Educação, Presidenta da Câmara Municipal e a primeira Procuradora da Mulher no Legislativo municipal. Sofia sempre fez suas escolhas na defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, ao lado dos municipários e municipárias, do serviço e dos/as servidores/as públicos/as, dos direitos humanos e da luta antirracista, da luta das mulheres e contra a LGBTfobia, da agroecologia, da cultura e na construção da Escola Cidadã para garantir uma educação pública de qualidade para todas, todos e todes – lutas que constroem a democracia e a justiça social.
Em seu primeiro mandato como deputada estadual enfrenta um tempo nunca imaginado: a combinação da pandemia letal com governo federal negacionista, destruidor do estado e das políticas públicas, da proteção do trabalhador e da trabalhadora, da seguridade social e aqui no estado, o governo que só privatizou, atacou a carreira das e dos servidores, capturou salários e aposentadorias da educação, fechou as bibliotecas escolares e não faz concursos, abandonou as condições físicas das escolas e esvaziou o currículo escolar de nossa juventude. Liderança da resistência, denúncia, combate, e apresentação de alternativas na educação, Sofia aplicou-se também na construção de alternativas para a cultura, atingida pela pandemia, aprovando duas leis e apoiando a organização da área. A defesa dos empregos, da recomposição do salário mínimo regional, de auxílio emergencial aos e às vulneráveis, do apoio às Instituições Infantis, de medidas sanitárias para garantir o isolamento à compra de cestas básicas e produtos da agricultura familiar, são algumas das lutas de Sofia ao lado dos movimentos, escolas e as bancadas de oposição na AL.
Escolhemos Sofia porque ela nos mostra todos os dias o seu aprendizado e engajamento com a resiliência da educação estadual, com a bravura da cultura, a sabedoria das lideranças comunitárias, dos movimentos sociais, da luta sindical, das mulheres, com a juventude, os e as estudantes e suas mães e pais, brigando por condições de acesso e sucesso escolar.
Nossa deputada escreveu e aprovou leis pensadas coletivamente, criou caravanas, webinários, mostras e moções, multiplicando audiências e marchas, aprendendo a proteger para sobreviver e lutar. O Rio Grande do Sul tem uma Lei que pretende mudar a educação para mudar a vida das mulheres: a 15.484 de 2020, fruto dessa dedicação de Sofia.
Neste 2022 precisamos interromper o ciclo de destruição do patrimônio público, das proteções trabalhistas, da incitação à violência, do criminoso teto de gastos que retira recursos da pesquisa, da assistência estudantil e social, da saúde que lutou bravamente contra as políticas genocidas e tem grandes desafios pós-covid, ciclo que iniciou com a deposição injusta da Presidenta Dilma, se manteve com as mentiras contra Lula e penaliza severamente o povo brasileiro!
O mandato que Sofia faz é encharcado de amor e dedicação, e ainda pode fazer muito mais! Presente sempre onde o povo sofre e luta, mas conectada no debate nacional, Sofia nos diz que não há espaço para o conformismo ou a desesperança. Compartilha conosco a utopia que nos move e por ela enfrenta as “situações-limite” não como barreiras que imobilizam, mas que nos desafiam a tornar os sonhos coletivos e a construir juntos, juntas e juntes os “inéditos viáveis”, a que Paulo Freire nos exortou.
Sofia ensina que nunca lutamos sozinhos e sozinhas, que toda vitória se constrói coletivamente, e por isso nos chama andar com Edegar Pretto e com Lula, organizando homens e mulheres, juventude, aposentados e aposentadas, tão desrespeitados, que lutam e sonham e por isso farão a mudança necessária à vida e à democracia!
Convidamos a construir juntos a renovação deste mandato, assinando nosso manifesto pela reeleição da Sofia Cavedon, pré-candidata a deputada estadual.