Pular para o conteúdo

Manifesto pela Reconstrução da Educação no RS entregue ao MP e MEC

Documento já foi entregue também para a Secretária Estadual de Educação no dia 22 de maio

Para ler e assinar o manifesto acesse o link: https://bit.ly/ManifestoReconstrucaoEducacaoRS

Na sexta-feira, 24, a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, reuniu-se com a Dra. Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Educação, Infância e Juventude do Ministério Público Estadual. Conforme a Deputada vários itens foram destacados para que o MP tenha um olhar especial como o Passe Livre para os estudantes terem a oportunidade de iniciarem suas atividades escolares. Sofia ressaltou ainda a necessidade de uma atenção para a conectividade nas escolas, a reconstituição das bibliotecas escolares e dos espaços de cozinha e refeitórios, que as escolas atingidas pelas enchentes sejam reconstruídas com qualidade, entre vários outros pontos importantes para a reconstrução da educação no RS.

MEC – O Manifesto pela Reconstrução da Educação no RS foi entregue também ao secretário Executivo-Adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, que esteve em Porto Alegre na semana que passou. Para o Governo Federal, a deputada destacou a necessidade do retorno do programa Mais Cultura na Educação e que as verbas destinadas à reconstrução das instituições escolares seja direcionada diretamente para a escola aplicar nas suas emergências.

Para Sofia é hora de somar esforços no sentido de observar e garantir a saúde física, mental e material de todos e todas. Da mesma forma, esta fragilidade vai trazer reflexos no processo ensino e aprendizagem, que não se resolverão a curto prazo, exigindo, então, esforço coletivo e solidário de todos nós. Sendo assim, apresentamos um conjunto de propostas que podem estar contempladas nas políticas governamentais beneficiando a área da educação, e que estão ao alcance das autoridades públicas”, afirma a parlamentar.

Manifesto – O documento é assinado por várias entidades da área apontando mais de 30 medidas e ações para a reconstrução da Educação pós emergência climática que atingiu o Rio Grande do Sul neste maio de 2024.