Pular para o conteúdo

NEEJAs pedem socorro e deputada denuncia

Assista a manifestação de Sofia na tribuna da ALRS – https://bit.ly/3JTeQTe

Em mais uma Operação desencadeada pelo mandato da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), iniciou nesta terça-feira (22) a “Operação volta às aulas” e já com uma grave denúncia: “em vez de investir na educação, o governo estadual faz o contrário e está tirando mais professores dos NEEJAs, que já se encontram com defasagem de educadores e que irá prejudicar àqueles que desejam concluir seus estudos”, afirma a parlamentar.

Após ter sido procurada por alguns Núcleos de Educação de Jovens e Adolescentes, Sofia visitou na noite de terça o NEEJA Paulo Freire, em Porto Alegre. “O Núcleo, no ano passado mesmo com pandemia, atendeu mais de mil alunos e certificou no ensino fundamental e médio, 370 estudantes”, informa a deputada, que foi recebida pela diretora Joana Guellar e professores.

Sofia também fez um apelo da tribuna na sessão parlamentar da ALRS, à 1ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação – de Porto Alegre, para impedir a transferência dos seis professores vinculados aos quatro Núcleos na Capital, que dão suporte aos dois mil alunos matriculados nesta modalidade, que prepara os jovens e adultos para as provas de finalização do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A deputada solicitou prazo até a próxima quinta-feira (24), quando o assunto estará em debate numa audiência na 1ª CRE. O primeiro pedido de socorro foi enviado pelo NEEJA Darcy Ribeiro, adiantou Sofia, que explicou a importância dessa oportunidade de finalização dos estudos primários e secundários para jovens e adultos que não concluíram suas etapas, em geral porque precisaram ingressar precocemente no mercado de trabalho. Ela referiu, ainda, que muitas escolas não estão oferecendo vagas nessa modalidade, apesar das longas filas de espera desse público para o reforço escolar promovido pelos NEEJAs.