A Deputada Estadual Sofia Cavedon (PT) apresentou nesta sexta-feira, 4, a Operação Dever de Casa – para acompanhar as obras emergenciais nas 77 escolas estaduais de todas as regiões do RS. A deputada apresentou um relatório em dezembro do ano passado na Comissão de Direitos Humanos da AL-RS no qual expôs a realidade destas escolas em questões estruturais evidenciando o abandono do Governo Leite. O dossiê também foi entregue à Secretaria de Educação do RS.
Agora, a ideia é continuar visitando cada uma destas escolas, afirmou Sofia. O roteiro de 2022 começou por Montenegro, quando visitou o Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – Polivalente, sem luz há quase dois anos. “Esse não é um problema pontual, percebemos que não há recuperação destas escolas em quase todas regiões do Estado. O problema do descaso com a educação no Governo Leite é estrutural”, afirmou a deputada.
Acompanhada da vice-diretora da tarde, Estela Ferrão Rodrigues, a deputada destaca que, além da falta de energia elétrica, a escola está com o wi-fi precário, praticamente inexistente. Outra preocupação é com a biblioteca, fechada como tantas outras da rede estadual de ensino, enfatiza Sofia.
Conforme a Vice-diretora, a promessa é de que as obras para reinstalação elétrica iniciem dia 7 de fevereiro. “Ficaremos de olho junto à comunidade escolar para ter certeza de que o Governador Leite está fazendo seu Dever de Casa para garantir a volta às aulas em todo estado”, destaca a deputada Sofia.