A deputada estadual Sofia Cavedon (PT-RS) esteve na manhã desta terça, 8, na EEEF Luis Gama, de Belém Velho, em mais uma visita da Operação Dever de Casa. A iniciativa vem acompanhando escolas estaduais de todas regiões do RS. Ainda em dezembro do ano passado, o mandato da deputada havia organizado um relatório na Comissão de DDHH da AL-RS evidenciando a realidade destas escolas em questões estruturais e de pessoal. O dossiê também foi entregue à Secretaria de Educação.
Sem garantia de que questões emergenciais como falta de luz e de segurança seriam resolvidas pelo governo do Estado antes da volta às aulas, a deputada está agora visitando as escolas. O roteiro de 2022 começou por Montenegro no último dia 4, em visita ao Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – Polivalente, sem luz há quase dois anos.
Na escola Luis Gama a parlamentar foi recebida pela diretora Ângela Passuelo e pela Mãe de aluno Nelsi Kritli Capelletto. Mesmo tendo recebidos os recursos que o governo estadual liberou, informa Sofia Cavedon, a situação permace a mesma, pois não podem ser realizadas obras com essa verba. A situação continua com ausência de quadra e local adequado para a prática de educação física, piso irregular, banheiros com umidade e falta de estrutura na cozinha e refeitório.
“Esse não é um problema pontual, percebemos que não há recuperação destas escolas em quase todas regiões do Estado. O problema do descaso com a educação no Governo Leite é estrutural. A volta às aulas está aí, mas o governador não fez seu dever de casa”, afirma a deputada Sofia Cavedon. A Operação Dever de Casa vai até 4 de Março, repassando a situação das 78 escolas que constam no relatório de forma presencial e online. As visitas são fotografadas e filmadas e estão disponíveis nas redes sociais da deputada.