Com a cozinha e o refeitório interditados desde março de 2024, que incendiaram durante o temporal que atingiu a cidade no dia 20 de março, a EEEF Visconde de Souza Soares, localizada no bairro Fragata em Pelotas, continua aguardando a ordem de serviço para que os espaços sejam recuperados.
A informação é da deputada Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que visitou a escola nesta sexta-feira, 21, pela Operação Dever de Casa, uma iniciativa do seu mandato.
Conforme Sofia desde então, os alunos fazem a refeição em uma sala de aula adaptada para recebê-los. “A alimentação tem que estar pronta, pois não tem local para o seu preparo. Além disso, a direção aguarda ainda os recursos para a reconstrução do muro lateral, também afetado pelo temporal de março de 2024, tendo sido isolada a área de recreação.”
Segundo a diretora Nívia Simone Lira Eslabão, a recuperação dos espaços e do muro ainda não foram realizadas pois precisam das verbas da contratação simplificada do governo do Estado. “Usamos o recurso de manutenção da escola, cerca de R$ 27 mil, para recuperar a fiação elétrica e poder desinterditar a escola e os 181 alunos puderam retornar à sala de aula”, destaca a diretora.
A deputada Sofia informa ainda que a escola está sem ambiente para a prática esportiva. “Alugam um espaço fora da escola para as aulas de Educação Física”.