Pular para o conteúdo

Operação Dever de Casa volta à ativa em Porto Alegre

Com o fim do recesso parlamentar e reinício das aulas na Rede Municipal da capital, a deputada estadual Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, visitou nesta segunda-feira a EMEF Campos do Cristal, no bairro Vila Nova em Porto Alegre, e a Escola Municipal Monte Cristo.

Conforme Sofia a escola, mesmo em recesso, recebeu uma enorme quantidade de brinquedos e móveis, mesmo não tendo solicitado,  todos de uma empresa, a Brink Mobil – Equipamentos Educacionais”. Os livros recebidos são “incrivelmente inadequados para a faixa etária como os de educação financeira e os de literatura, adequados para o ensino médio” , destaca a deputada.

A Campos do Cristal, segundo a diretora Fernanda Piazentin,também recebeu muitos tablets. Para Sofia, em número “exagerado, pois a escola não tem ar-condicionado na sala, por exemplo, para armazenar esse tipo de material, além da impressora 3D, recebida há mais de seis meses que se encontra parada tendo em vista não ter nenhum projeto de trabalho para seu uso. Na escola também faltam recursos humanos como professor para 20h de inglês e 20h para os anos iniciais.

Já na Monte Cristo, a falta maior é de cinco monitores para a inclusão. Tem falta de classes e cadeiras e recebe materiais que não solicita. A escola identificou uma redução de recursos para o “Adote um Escritor”, quando a escola investe na compra de livros vinculado ao trabalho pedagógico, à visita do e da escritora, à feira do livro. Ou seja, livro e leitura potencializados, diferente das compras que a Smed fez, salienta a Deputada.