Emenda da Deputada Sofia promove projeto das alunas da Elvira Jost
Com o auditório lotado de estudantes do Ensino Médio a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALRS, palestrou na manhã desta segunda-feira, 04, para duas escolas de Nova Hartz que promoveram o encontro para celebrar o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.
Autora da emenda parlamentar 564 para o orçamento de 2023 destinou R$ 51 mil para 15 escolas desenvolverem e qualificarem seus projetos pedagógicos para a valorização de mulheres e meninas e a prevenção e ao combate à discriminação na rede estadual de ensino a partir da Lei 15.484/2020 (Art. 50 da 15.988/23). Sofia destacou em sua manifestação a importância do ato de ler e da escola ter uma biblioteca aberta. “Ler é fundamental para entrar numa universidade, por exemplo, lutem pela sua biblioteca e aproveitem muito a sua biblioteca e que ela tenha uma bibliotecária, uma professora, para fazer a mediação que é fundamental”, salientou a deputada parabenizando o trabalho que a escola realiza na luta pela vida das mulheres e meninas.
A atividade alusiva ao 8 de março contou com a apresentação do projeto científico “Pobreza Menstrual”, realizado com os recursos da emenda parlamentar, pelas alunas Clara Canal e Caroline Câmara e sob orientação da professora Denize Groff. “Acreditamos que através da nossa pesquisa e sua aplicação prática conseguimos realizar nossos principais objetivos, ajudando as meninas da nossa escola, com os produtos higiênicos. Desta forma podemos afirmar que contribuímos com a diminuição da pobreza menstrual na escola Bernardo Lemke e estamos trabalhando para que o tema deixe de ser considerado um tabu”, destacaram as estudantes.
Participaram do encontro alunos e alunas da EEEM Elvira Jost, promotora do evento, e da EMEF Bernardo Lemke, ambas de Nova Hartz. Também assistiram a peça “Mulheres atravessadas na garganta”, uma dramaturgia de manifesto e resistência feminina produzido pela atriz Juza Gaspar da Cia Dramática.
Presentes na atividade Rosa Rubert, diretora e a coordenadora do Elvira Jost, Roseli Fhur; Denize Groff, professora e Katia Daiane Alves da Silva, diretora do Bernardo Lemke.
Prevenção pela Educação
A emenda para a área da Educação, de autoria da deputada Sofia Cavedon para 2023 contemplou as Escolas Estaduais de:
Porto Alegre: Colégio Estadual Inácio Montanha e Colégio Estadual Eng. Ildo Meneghetti.
Rosário do Sul: EEEF Marçal Pacheco
Gravataí: EEEM Tuiuti
Estrela: EEEF Moinhos
Sapiranga: Instituto Estadual de Educação
Pelotas: Colégio Estadual Cassiano do Nascimento
Santa Maria: Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso
Gravataí: EEEM Morada do Vale I
Nova Santa Rita: EEEM Nova Sociedade
Cachoeirinha: Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel
Nova Hartz: EEEM Elvira Jost
São Leopoldo: EEEM Firmino Acauan
Esteio: EEEM Caetano Gonçalves da Silva