A deputada Sofia Cavedon, presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legilativa, visitou na sexta-feira (15) a Escola Estadual de Educação Básica Manoel Ribas, instituição de ensino centenária de Santa Maria, através da Operação Dever de Casa.
Atendendo 887 estudantes de Ensino Médio em uma área de 13 mil m2, tem apenas quatro funcionários. Desde maio de 2023 a direção relata à Seduc problemas graves no telhado, com chuva dentro de salas de aula, infiltrações em todos os andares e deterioração de aberturas do prédio histórico e da rede elétrica. Chegou a ter cancelamento de aulas e a comunidade escolar resumiu como insalubre o ambiente neste fim de ano letivo. O descaso do governo do Estado é gigantesco e o problema no telhado atualmente se alastra por toda escola, informa a deputada.
O “Colégio Maneco”, como é carinhosamente chamado pela população, foi projetado com o objetivo de construir um prédio definitivo para uma escola voltada para meninas. O Colégio também disponibilizava ensino profissionalizante para as alunas. A instituição funcionava em regime de internato e era administrada pelas irmãs franciscanas. Antes de ser a sede definitiva do Maneco, o prédio abrigou várias escolas.
Em 19 de dezembro foi considerado patrimônio público do município. Em 2000, a edificação da instituição de ensino foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Há um projeto de restauro no IPHAE que será acompanhado pela Comissão de Educação e Cultura a partir da inclusão da escola no Monitoramento de Obras Escolares da AL-RS. A previsão de um encaminhamento do IPHAE é até 22 de dezembro.
“O governador tem 20 milhões para fazer um Museu da Educação do Amanhã enquanto retrocede suas escolas para a Educação na Idade Média”, afirma Sofia.