Há sete anos lutando pela retomada da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e por melhores condições estruturais, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Gama, localizada no bairro Belém Velho, em Porto Alegre, é símbolo de resistência na Rede de Ensino do Estado. A afirmação é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) que visitou a escola nesta segunda-feira (29).
Recebida pela diretora Angela Passuelo e a equipe de funcionárias/os e professoras/es da instituição a parlamentar escutou os relatos onde se destacaram problemas como ausência de quadra e local adequado para a prática de Educação Física, piso irregular, banheiros com umidade e falta de estrutura na cozinha e refeitório. Sofia ressalta o trabalho de resistência que a equipe tem realizado, lidando com tantas adversidades, além das dificuldades próprias da pandemia.
Conforme a deputada, a comunidade escolar lida ainda com a pouca oferta de ônibus, e mães, pais e professoras preocupam-se com as crianças, que precisam trocar de escola no sexto ano, já que a escola está sem oferecer o sétimo ano.
A Luiz Gama foi fundada em 1951 e transferida para o local atual em 2001. Atualmente atende cerca 300 alunos dos loteamentos Mariante, Sertão 1 e 2, no bairro Belém Velho.