Pular para o conteúdo

Seduc altera funcionamento das Apaes por portaria

Documento publicado em março foi mostrado para Sofia durante visita na instituição em Arroio Grande

Entre os compromissos em Arroio Grande, a deputada e presidente da Comissão de Educação da AL/RS, Sofia Cavedon (PT), visitou na quinta-feira, 25, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A entidade atende crianças, jovens e adultos com deficiência da região. 

Em reunião com a presidente, Ana Paula Barros, e com a direção e a coordenação pedagógica, a deputada foi informada que a Secretaria de Educação (Seduc), publicou uma Portaria que entrou em vigor no dia 27 de março de 2024, alterando o funcionamento das instituições. Conforme Sofia, a Seduc não poderia ter emitido o documento sem dialogar com as Associações.  

Entre os 14 artigos descritos no documento emitido e assinado pela secretária Raquel Teixeira, diz que ficará vedada a cedência de professores e servidores às instituições a serem conveniadas com a Seduc, e que nas turmas deverão ter no máximo dez estudantes. Além disso, de acordo com a direção, faz quatro meses que eles não estão recebendo o convênio de bolsas de estudos do governo estadual.

Atualmente a Apae de Arroio Grande atende cerca de 142 pessoas do município e das cidades de Jaguarão e Amaral Ferrador. 

A deputada garantiu que levará o caso para a reunião da Comissão de Educação.