Na manhã desta terça-feira (16), a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), vice-presidenta da Comissão de Educação da AL-RS, conduziu reunião que trouxe à pauta as demandas urgentes das escolas de educação especial Padre Reus, de Esteio, e Keli Meise, de Novo Hamburgo.
Professores e direções apresentaram reivindicações como transporte escolar para alunos, transformação das escolas em tempo integral, criação de berçário, formação de professores em Libras e obras de acessibilidade.
Sofia encaminhou propostas para que o tema seja debatido em audiências públicas nas Câmaras Municipais, envolvendo gestores municipais e a Seduc, e assegurou que vai reforçar junto ao governo estadual a necessidade de tempo integral, acessibilidade e formação continuada.
A professora Virgínia Zilo, da Padre Réus explicou que a escola atende alunos surdos e com múltiplas deficiências. Entre outros pedidos, Virgínia destacou a necessidade de transporte escolar para os alunos, a necessidade de transformação da escola para tempo integral, a criação de um berçário, um elevador para cadeirantes e a formação dos professores em Libras.
Também a diretora da escola Keli Meise, de Novo Hamburgo, Patrícia Dias, reclamou da falta de transporte escolar para os alunos da escola. Segundo ela, se as prefeituras patrocinassem transporte, a escola poderia acolher crianças surdas de Novo Hamburgo e das cidades vizinhas.
“O Estado precisa garantir condições reais para que estas escolas cumpram seu papel inclusivo. Não é possível que crianças e jovens com deficiência continuem sendo excluídos do direito ao transporte, ao tempo integral e à acessibilidade”, afirmou Sofia.