Dossiê mostrando que cerca de 900 professores aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que passaram em todas as provas e não foram listados na última publicação do certame, foi entregue ao procurador do Ministério Público de Contas (MPC/RS), Dr. Geraldo da Camino, nesta quinta-feira, 22. Na audiência a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, protocolou o pedido de providências sobre Concurso Público Edital 01/2023 realizado pela Secretaria Estadual de Educação |(Seduc/RS). A reunião contou com a presença dos representantes dos concursados Ana Caroline Lopes da Cruz e Rafael Basso Xavier.
Conforme Sofia os concursados querem a publicação do cadastro reserva e nomeação. Ela destacou que o dossiê foi entregue em março deste ano para a Seduc com pedido de providências, mas até o momento a Comissão não recebeu nenhuma resposta. O dossiê enviado para a Secretaria, destaca a parlamentar, “trata-se de uma manifestação com argumentos fáticos e jurídicos, construída pelos concursados e assessoria jurídica que expõe uma análise dos argumentos e solicita a revisão das condições das (os) candidatas (os) aprovadas (os) nas provas objetiva e discursiva, mas que foram descartados da publicação final e publicado a listagem geral classificatória, passando-os para a condição de aprovados, em cadastro de reserva”.
Os e as concursadas/os querem, de modo límpido e transparente, as informações decorrentes do certame realizado, para que possam tomar o melhor caminho para suas carreiras profissionais, enfatizou Sofia lembrando que o déficit de servidores efetivos do Magistério Estadual, apontado pela própria Seduc, é superior a 20 mil matrículas. Geraldo da Camino afirmou que irá analisar o material apresentado.