Pular para o conteúdo

Sofia entrega o Prêmio Mérito Olímpico às e aos medalhistas de Paris 2024

Nesta terça-feira, 8 de outubro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou o Prêmio Mérito Olímpico aos atletas e paratletas gaúchos que se destacaram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. A distinção foi concedida em cerimônia pela deputada estadual Sofia Cavedon, presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito. Durante a cerimônia, Sofia Cavedon destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e o impacto do Programa Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo. Desde sua criação em 2005 até junho de 2024, o programa já investiu R$ 1,77 bilhão em seus beneficiários. Ao todo, 37.595 atletas foram contemplados, e 105 mil bolsas foram concedidas, impulsionando o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 20 atletas gaúchos representaram o Brasil. Nos Jogos Paralímpicos de 2024, o Rio Grande do Sul contou com 14 esportistas em Paris, todos eles beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Nesta edição, o Brasil enviou sua maior delegação paralímpica, com 280 atletas, dos quais 274 são integrantes do Bolsa Atleta, representando 97,86% dos convocados. Mais de 63% dos bolsistas fazem parte da categoria mais alta do programa, a Bolsa Atleta Pódio.

Durante seu discurso, a deputada Sofia Cavedon ressaltou a importância do momento:

“Hoje é um dia de grande orgulho para a Comissão, pois celebramos aqueles que nos inspiram com sua luta, dedicação e superação: nossos e nossas atletas e paratletas gaúchos, que representaram o Rio Grande do Sul nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. Este momento de reconhecimento, materializado na outorga do Prêmio Mérito Olímpico, é mais do que uma homenagem. É um tributo ao esforço coletivo e ao espírito esportivo. Sabemos como estas pessoas lutaram individualmente, mas também reconhecemos o esforço das famílias, das equipes, dos clubes, são muitas lutas necessárias em cada trajetória. No caso dos atletas paralímpicos, somem-se aí as barreiras físicas e culturais. A luta pelo desenho universal é urgente para uma sociedade que ainda é deficiente para pessoas que são diferentes. Estes atletas mostram que, quando se rompem essas barreiras e a sociedade contribui para isso, talentos incríveis aparecem. Aqui estamos com o mais alto patamar do esporte, mas para que tenhamos estes talentos, precisa funcionar a base desta pirâmide. Por isso, lutamos por quadras esportivas nas escolas, pelos ginásios, pelo professor de Educação Física e pela educação como um todo. É a partir daí, e com investimentos nos atletas, que conquistamos a ponta da pirâmide.”

Entre os homenageados está o paratleta Jovane Guissone, destaque da equipe gaúcha. Jovane conquistou o ouro na espada nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 e a prata em Tóquio 2020. Após sofrer uma lesão na medula aos 22 anos, ele encontrou na esgrima uma nova paixão e superou as adversidades para se tornar um dos grandes nomes do esporte paralímpico.

Outro nome de destaque é o tetracampeão paralímpico Ricardinho Alves, que conquistou ouro no futebol de 5 em Tóquio 2020, Rio 2016, Londres 2012 e Pequim 2008. Ele foi diagnosticado com descolamento de retina aos seis anos e começou a praticar o futebol de cegos aos 10 anos. Ricardinho já foi eleito o melhor jogador do mundo três vezes (2006, 2014 e 2018) e também recebe a Bolsa Atleta na categoria Paralímpica.

Entre os homenageados na solenidade estavam:

Velejador Gabriel Simões, representado pelo Vice-Comodoro de Esportes do Clube dos Jangadeiros, Aleksander Sagebin de Vasconcellos, e pelos pais Jurandir e Cláudia Simões.

Wallison André Fortes (paratleta, atletismo) e Fernando Cantes (diretor-adjunto do CETE).

Georgia Furquim (tiro esportivo). Lorena Leite (futebol feminino) – medalha de prata, representada por Marianita Nascimento, assessora especial da Presidência do Grêmio.

Ketleyn Quadros (judô) – medalha de bronze. Rafael Macedo (judô) – medalha de bronze. Leonardo Gonçalves (judô) – medalha de bronze.

Jovane Silva Guissone (paratleta, esgrima em cadeira de rodas) e seu técnico Jarbas Avila (Club Athletico Paulistano).

Reinaldo Vagner Charão Ferreira (paratleta, tiro com arco).

Marcelo Casanova, paratleta do judô.

Maria Eduarda Machado Stumpf (paratleta, taekwondo), representada também pela Associação Caxiense de Taekwondo.

Mônica Santos (paratleta, esgrima em cadeira de rodas), Kevin Damasceno (paratleta, esgrima em cadeira de rodas) e Vanderson Chaves (paratleta, esgrima em cadeira de rodas), representados pela equipe técnica: Eduardo Nunes (treinador) e Cristiane Vidor (preparadora física).

Luiza Campos e Raquel Kochhann (Charrua Rugby), representadas por Lucas Fontoura Moreno, vice-presidente de esportes do Charrua Rugby Clube.

Fernando Scheffer (nadador do Minas Tênis Clube), representado por seu irmão, Augusto Scheffer.

O Prêmio Mérito Olímpico reconhece o esforço, a dedicação e o espírito esportivo dos atletas gaúchos, enaltecendo suas conquistas nas competições mais importantes do mundo.