Atendimento e a demora do retorno dos cadastros para o Passe Livre são dois dos vários problemas enfrentados pelos estudantes e que foram apresentados nesta quarta-fera (03) ao Governo do Estado através de uma reunião solicitada pela presidente da Comissão de Educação da AL/RS, deputada Sofia Cavedon (PT).
No encontro, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e lideranças estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sofia relatou que desde janeiro até final de março, foram recebidos 4.059 cadastros para solicitação do Passe Livre Estudantil. Destes, 2.000 ainda precisam ser regularizados e 400 apresentaram restrições e não foram contemplados com o benefício. “Ao longo dos anos o Passe Livre estadual teve uma redução de 16 mil usuários”, destacou a deputada que encaminhará a questão para ser debatida na Comissão de Educação, formalizando o pedido para a Casa Civil.
A principal reclamação dos estudantes é a demora do retorno da Metroplan com os cadastros. Antes, o tempo máximo era de uma semana, atualmente passa de 40 dias. Outra questão encaminhada foi sobre a ouvidoria que, desde setembro de 2023, não está operando após um temporal que caiu na capital. Por conta disso, os estudantes estão sem um canal direto para buscarem informações.
Participaram da reunião os representantes do Secretário, Guilherme Santos e Elton Tatto, e as lideranças estudantis do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR/Ufrgs), Adriel dos Santos, Marjane da Cunha, Gabriel Dal Bem e a tesoureira, Rosiane Pontes; e Eduardo Secchin, assessor da Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada Laura Sito (PT) e Jessé Toledo, representando o gabinete do deputado Leonel Radde (PT).
Passe Livre – Criado pelo Tarso Genro (PT) o Passe Livre foi uma conquista do resultado do diálogo do ex-governador com os movimentos estudantis e da sociedade civil.