Encontro aconteceu na Faculdade EST, em São Leopoldo, e reuniu coordenadores regionais de municípios do estado
Reunidos na Faculdade EST, em São Leopoldo, coordenadores regionais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) se reuniram para debater sobre as demandas da educação nas cidades do Rio Grande do Sul.
A deputada Sofia Cavedon (PT) foi convidada para palestrar sobre o Observatório da Educação Infantil, relatório com todos os dados sobre a educação das crianças de zero a seis anos, do estado, lançado recentemente pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa presidida pela Deputada. O Observatório pode ser acessado no link: https://bit.ly/ObservatorioEducacaoInfantil .
Sofia apresentou os dados do documento que faz um comparativo entre o censo populacional e o censo educacional verificando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em relação a essa etapa muito importante do ensino.
“Observamos que, 49% dos municípios cumpriram as metas do Plano. Em especial, na região metropolitana, muitas crianças em idade obrigatória, de quatro a cinco anos, estão fora da escola. Para os bebês, os dados indicam que a vaga na creche é muito menos do que o Plano indica: 50% das crianças”, ressaltou a parlamentar. A deputada salienta que “apesar de todas as dificuldades, as Escolas de Educação Infantil são ilhas de proteção, alimentação e desenvolvimento integral, de trocas, brinquedo, criatividade e amorosidade – direitos de todas as crianças. Esse observatório é mais um instrumento de luta por elas”.
A UNCME-RS congrega os Conselhos Municipais de Educação de todo o Rio Grande do Sul há mais de 20 anos. A entidade tem como um dos seus principais objetivos fomentar a educação como um dos instrumentos de inclusão social.