Há dois anos, pessoas com deficiência da região metropolitana estão sem passe livre para circular nos transportes da capital.
A deputada Sofia Cavedon (PT), recebeu em seu gabinete, na quarta-feira, 24, o promotor de justiça, Leonardo Guarise Barrios, da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre, e também, o conselheiro Nelson Kalil do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (COMDEPA) e do Conselho Estadual de PCD (COEPEDE) para tratar do passe livre para as pessoas com deficiência que residem na Região Metropolitana.
Conforme relata Sofia, desde março de 2022 as pessoas com deficiência e moradoras das cidades vizinhas de Porto Alegre, estão tendo que arcar com os custos das passagens de ônibus. Com os centros de atendimento e tratamentos localizados na capital, muitos precisam se deslocar para se consultar e a única forma que tem para isso é o transporte público, destaca a deputada.
As entidades já haviam manifestado a demanda junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), mas foi arquivada. Sofia informa que, após a conversa com o promotor, ficou acordado que será reapresentada pelos Conselhos, uma nova formalização do problema ao Ministério Público para buscar a abertura de uma mesa e composição junto ao Programa MEDIAR/RS, da instituição.
Além disso, a deputada solicitou uma visita técnica ao promotor e sua equipe nos percursos do Centro Histórico, assim como, aos estabelecimentos públicos e privados situados na região a fim de verificar as precárias condições de acessibilidade apontadas pelo conselheiro Nelson.