Na última semana, a deputada estadual Sofia Cavedon esteve no Grêmio Esportivo Ferrinho, histórico clube mantido pelos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) localizado próximo à Vila dos Ferroviários, no bairro Navegantes, na Capital. A deputada foi recebida por Hélio Bueno Silveira, o Helinho, presidente do clube.
O prédio funciona há anos como espaço cultural, abrigando inclusive um Ponto de Cultura, mas enfrenta diversos problemas físicos por falta de regularização. “Tinha uma concessão de uso, ligada à rede ferroviária, depois houve a privatização e então um longo e difícil processo de regularização das casas dos trabalhadores da área”, disse Sofia.
O processo foi trancado na época do prefeito Marchezan, quando suspenderam qualquer concessão, e agora com o novo governo está sendo retomado. A diretoria está com tudo em dia e aguarda a concessão para recuperar o espaço e voltar a ter segurança. “Queremos retomar o processo de onde parou, pra poder investir naquele espaço cultural, porque ali é uma região de trabalhadores, antigos trabalhadores da rede ferroviária, e também de vilas empobrecidas, que precisam de atividades culturais e desse espaço comunitário e social”, afirmou Sofia.