Deputada estadual Sofia Cavedon solicitou audiência no MP para tratar dos municípios de Candiota e Santana do Livramento. Comunidade escolar resume a situação como “calvário”, Promotoria Regional de Educação de Pelotas indica que irá questionar a Secretaria de Educação sobre o tema.
Sofia participou de audiência virtual, nesta segunda-feira (14), com Paulo Roberto Charqueiro, Promotor de Justiça de Pelotas, para tratar da falta de transporte escolar que está impossibilitando a frequência escolar nas escolas E.E.E.F. Vinte de Agosto, E.E.E.M. 8 de Agosto e E.E.E.M. Jerônimo Mercio da Silveira – em Candiota. Para que se tenha uma ideia, em Santana do Livramento são seis Escolas do Campo e três escolas da cidade que recebem estudantes de várias comunidades para o Ensino Médio sem transporte escolar.
“O encaminhamento da audiência é claro, não é possível que estas comunidades continuem sem transporte por causa da desarticulação entre a Seduc e os municípios e dos prazos desarticulados de licitação. Queremos que o governo estadual assine um Termo de Ajustamento de Conduta para que isso não se repita. E estou sugerindo que a questão seja tema de mediação com o Ministério Público, que irá por sua vez pedir informações e questionar a Seduc”, afirmou a deputada. A comunidade escolar presente na audiência resumiu a situação do início do ano letivo sem transporte público na região “como um calvário”.