Pular para o conteúdo

Uma aula de economia da cultura no sul do Rio Grande do Sul 

A cidade de Rio Grande foi palco de um encontro fundamental para o desenvolvimento econômico regional através da cultura. O evento, realizado nesta segunda, 24, contou com a presença de Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, que apresentou os novos dados da pesquisa realizada pela FGV sobre o impacto da Lei Rouanet na economia brasileira.  

Intermediado pela deputada Sofia Cavedon, com apoio da Prefeitura de Rio Grande e organização do Escritório do Ministério da Cultura no RS, o encontro reuniu empresários, lideranças locais e representantes do setor cultural.  

Principais números apresentados
– Em 2024, a Lei Rouanet movimentou R$ 25,7 bilhões.  
– Foram gerados 228 mil empregos diretos e indiretos.  
– Quase 90 milhões de pessoas foram alcançadas por ações culturais financiadas pela lei.  
– 78,72% dos recursos captados foram destinados a projetos de até R$ 1 milhão, reforçando que a lei beneficia iniciativas diversas e não apenas grandes produções.  

Impacto regional
Henilton Menezes destacou que a cadeia produtiva impulsionada pela cultura envolve turismo, eventos, gastronomia, transporte e toda a economia criativa. Para o Sul do RS, o debate significa ampliar oportunidades e fortalecer iniciativas locais.  

A deputada Sofia Cavedon salientou: “Por aqui, nós seguimos na missão de ampliar o número de investidores no Rio Grande do Sul e fortalecer a cultura como vetor estratégico de crescimento, de arte e de cidadania.”

O encontro em Rio Grande reforça que cultura é investimento, emprego e desenvolvimento regional, e que a Lei Rouanet é uma política pública eficiente, capaz de transformar realidades e gerar impacto socioeconômico em todo o país.