“Foi uma conquista da reunião de mediação desta terça-feira (18), em que a ausência do governo do Estado foi muito criticada e o Desembargador Leoberto Narciso Brancher, do TJ/RS, encaminhou essa busca de mediação.” A afirmação é da deputada Sofia Cavedon (PT) sobre o interesse da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que solicitou uma reunião de mediação com o Ministério da Saúde para tratar da vacina a esses profissionais.
Para a deputada a ação é fruto da luta da categoria, através de seu sindicato Cpers, e da participação do seu mandato em defesa da imunização dos profissionais da educação. O documento, protocolado pela PGE (ADPF nº 829) busca a possibilidade da alteração da ordem de vacinação contra a Covid-19 prevista no Plano Nacional de Imunização, permitindo que professores e outros profissionais da área sejam imunizados prioritariamente.
Sofia também defende que a Assembleia Legislativa colabore com o governo aprovando o projeto de lei 022/2021 que garante a antecipação da vacinação para a Educação, de autoria da deputada.