Após auto agenda com o governo municipal na manhã desta quarta-feira (12), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), a Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), o vereador Jonas Reis (PT) e a deputada Sofia Cavedon (PT), parlamentares que compõem as Comissões de Educação das respectivas Casas Legislativas, foram convidados para audiência com a Secretária Municipal de Educação, Janaina Audino, para esta quinta-feira (13) às 15h30. Na pauta as reivindicações da categoria.
Sofia explica que na reunião com o chefe de gabinete do Prefeito, André Coronel, foi enfatizada a necessidade de diálogo por parte do governo com os representantes da categoria. Defensora da vacinação dos trabalhadores em Educação, a Deputada considerou uma ótima notícia a de que o prefeito Sebastião Melo está solicitando a antecipação da audiência de conciliação na Justiça, marcada para sexta-feira (14), a fim de que possa encaminhar a proposta de imunização da comunidade escolar. “Vários municípios começaram a vacinar a Educação. Antes de abrir as escolas é preciso ter todas as garantias: vacina, atualização dos protocolos, pois a Portaria está defasada em dez meses; e Plano de Contingência”, afirma a parlamentar.
Diretor Financeiro do Simpa, Luís Fernando de Fraga Silva, em sua manifestação reforçou a necessidade de garantia dos protocolos sanitários nas escolas e a antecipação da vacinação para o retorno seguro às atividades escolares sem colocar em risco os trabalhadores. Cindi Sandri, diretora de Comunicações do Sindicato, destacou que a luta da categoria é pela vida. “Queremos dialogar com o governo e apresentar nossa pauta de reivindicações. Queremos vacina, testagem e controle sanitário, essa é a nossa luta”, disse a professora.