Roda de conversa com estudantes adolescentes está levando para as escolas públicas o debate sobre a violência contra mulheres e meninas. Através da cartilha “Transformando Leis em Igualdade” a deputada estadual Sofia Cavedon, procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa, tem visitado a convite dos estabelecimentos que promovem a formação dos e das alunas/os, bem como das educadores e educadores.
Conforme Sofia, que palestrou nesta sexta-feira (01) na EEEF Vila Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, a cartilha aborda a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade. A deputada lembra que também a exposição “Transformando Leis em Igualdade” é itinerante e pode ser solicitada à Procuradoria Especial da Mulher pelo Fone e WhatsApp: (51) 3210-1638 ou pelo e-mail: procuradoriadamulher@al.rs.gov.br
“A exposição é mais um instrumento que temos para mobilizar a sociedade em torno de um tema que é fundamental”, ressalta Sofia.
A cartilha, que apresenta o Guia da Lei Maria da Penha, foi escrita com o objetivo de informar, orientar, encorajar e facilitar acesso das mulheres na busca de seus direitos. Mesmo a Lei Maria da Penha sendo uma grande conquista, quebrando o silêncio e promovendo a segurança de milhares de mulheres, ainda precisamos garantir que estes direitos sejam uma realidade na vida de todas, enfatiza a deputada.
A edição trás os capítulos:
Quem é Maria da Penha?
Sobre o que trata a Lei Maria da Penha?
O que é Violência contra a Mulher?
O que é Violência Doméstica?
Quais são os tipos de violência doméstica?
Como agir em caso de violência?
Medidas protetivas de urgência
Quais são as medidas?
Dos filhos
Assessoria jurídica
Atualizações e complementações da Lei Maria da Penha
Casos de violência, a quem devo recorrer