Pular para o conteúdo

Sofia Escuta a Cultura – Vamos construir as bases para mais um mandato com a Cultura

Nesta terça-feira, 5 de julho, a partir das 19h, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) faz escuta da Cultura, no Meme Estação Cultural (R. Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa, Porto Alegre).

Conforme a deputada a cultura é direito humano fundamental, digna de proteção e incentivo por parte do poder público. Cultura entendida como política pública, concebida a partir do tripé de suas dimensões: cidadã, econômica e simbólica.

Está no art. 215 da Constituição “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. No entanto vivenciamos, desde 2016, um flagrante retrocesso nesta construção tão recente que é a política nacional de cultura no Brasil. Desde janeiro de 2019, e após breve supressão durante o Governo Temer, nem Ministério da Cultura temos.

Precisamos defender, com urgência, a derrubada dos vetos às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2!

E defendemos um processo participativo da construção de políticas públicas para a cultura no RS.

“Cultura como tudo aquilo que, no uso de qualquer coisa, se manifesta para além do mero valor de uso. Cultura como aquilo que, em cada objeto que produzimos, transcende o meramente técnico. Cultura como usina de símbolos de um povo. Cultura como conjunto de signos de cada comunidade e de toda a nação. Cultura como o sentido de nossos atos, a soma de nossos gestos, o senso de nossos jeitos”, como disse nosso maravilhoso Gilberto Gil em seu discurso de posse como ministro da Cultura do governo Lula, em 2003.